Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Bohemie

Heróis - Make-Up.

Fotos: Todas as fotografias estão protegidas sob os direitos de autor pelo que é expressamente proibido o uso ou publicação das mesmas sem a devida autorização. As fotografias do backstage pertencem à fotógrafa Débora Rodrigues. Convido-vos a visitarem o seu site de forma a conhecerem melhor o seu trabalho, aqui.

 

Como em qualquer produção artística, nem sempre é suficiente o trabalho do actor. O desenho de luz e a sonoplastia são fundamentais para que um espectáculo ganhe vida e dinâmica. E por isso mesmo, a presença de um actor em palco é realçada com os figurinos, a caracterização facial e o hairstyling. A personagem ganha veracidade, cor e realce. No dia 1 de fevereiro realizou-se a ante-estreia da nossa produção teatral, Heróis, e todos os actores foram maquilhados pelo conhecido cabeleireiro Marco Pinheiro e penteados por Cecília Tavares.

 

 

 

(foto: Raquel García para o jornal Hardmusica)

 

 

Para que a make-up e o hairstyling funcionem em palco é importante existir coerência nas cores utilizadas porque em palco tudo se vê. Tudo. As personagens Magma (Mafalda S.) e Nerissa (Ana Catarina Santos) são mãe e filha e têm o poder de controlar os elementos da terra. Os figurinos (escolhidos na nova coleção da Zara) são em tons de verde água, leves e sedosos devido aos efeitos utilizados em palco, como o vento. Posteriormente foram adicionados detalhes como as faixas azul (água) e laranja (fogo). Os cabelos foram alisados para que, juntamente com o efeito do vento, transparecessem a ideia de leves e soltos, utilizando apenas uma faixa para evitar cabelos na cara, porque são duas personagens que ganham muita vida devido a expressões de desespero, mágoa e raiva. E respeitando a lógica e coerência das cores, a maquilhagem foi simples, natural e leve.

 

 

É muito importante ter atenção aos cuidados com a pele e à utilização da maquilhagem utilizada, principalmente as pessoas que têm uma pele bastante sensível como eu. Quando existe um grupo elevado de pessoas a utilizar o mesmo material, é necessário ter um cuidado redobrado, principalmente com os pincéis. E isto é um assunto sério. Eu fiz alergia no primeiro dia e estou com inflamações graves no rosto.

Em primeiro lugar e antes de maquilhar, é importante que cada actor tenha os seus próprios pincéis. Por mais que estes sejam lavados, existem sempre resíduos de tintas e devido às elevadas utilizações a higiene nunca é suficiente. Relembro que estou com uma inflamação na cara. Antes de se aplicar qualquer base facial, é importante que a cara esteja totalmente limpa e hidratada. Mesmo as pessoas que diariamente não utilizam maquilhagem, a pele tem o seu óleo natural e adquire  impurezas durante o dia. Por isso, antes de tudo, limpar a cara.

 

Cleansing Water

Água desmaquilhante micelar.

"Limpeza com apenas algumas passagens, atraindo todos os vestígios de maquilhagem e removendo-os facilmente. Graças aos seus extratos naturais, a pele fica limpa e hidratada. O distribuidor especial foi concebido para molhar perfeitamente a bola de algodão sem desperdício e sem virar o frasco".

Depois de se ter a cara limpa, é importante aplicar um primário pré-maquilhagem. Primeiramente, uma base corretora do tom da pele, depois uma base de fixação para sombras e finalmente uma base de lábios neutralizante. É extremamente importante manter os lábios hidratados e utilizar uma base que fixe qualquer tipo de batom no decorrer do espectáculo. A má utilização do mesmo pode interferir na forma de comunicação em palco. O batom seca, os lábios secam e as palavras não são projetadas da mesma forma. Em palco, é bastante grave.

 

Skin Tone Concealer Primer

Base primária corretora de tom de pele de rosto.

"A sua textura levemente matizada permite disfarçar e neutralizar as descolorações visíveis da pele, uniformizando o tom de pele.Graças ao pó Diamond, o Skin Tone Corrector Primer captura a luz e reflete-a delicadamente por todo o rosto, conferindo-lhe um brilho difuso extraordinário. A sua fórmula deslizante, com um toque agradavelmente aveludado, garante uma sensação ultra leve e de conforto duradouro no seu rosto".

 

Eye Base Primer

Base de fixação para sombras.

"Uma textura cremosa feita de base em pó suave e matizante. Este suporta a aplicação e a fixação da sombra, tornando-a extremamente duradoura ao longo do tempo. A sua pigmentação clara neutraliza o tom das suas pálpebras realçando a cor resultante da sombra".

 

Lip Base Primer

Base de lábios neutralizante.

"A textura de cobertura moldável neutraliza a cor dos seus lábios, permitindo que delinie novamente o seu contorno, realçando a cor do seu batom e criando aquele tão procurado "aspeto natural". A fórmula especial, enriquecida com vitamina E, garante que os seus lábios ficarão totalmente protegidos".

 

 

 

E tudo começa com uma boa base. Nós usamos a 'Perfect Touch' da YSL - garante uma duradora cobertura, deixando a pele com um aspecto perfeito, natural e hidratado. Está disponível em várias tonalidades, consoante o tom de pele e a embalagem é de fácil aplicação. Mais uma vez, numa situação em que são várias pessoas a utilizar o mesmo produto, sugiro que apliquem um pouco de base na palma da mão e, com um pincel próprio e adequado para a aplicação de base, que espalhem pela cara. O efeito é o mesmo.

 

 

Perfect Touch - Yves Sant Laurent


"Uma Pele uniforme com uma textura glamourosa. Quer se maquiar com as técnicas de um maquiador profissional? Um dos toques para se ter uma pele perfeita é a aplicação da base com um pincel, permitindo uma cobertura uniforme, sem desperdício do produto. Yves Saint Laurent uniu a expertise e a agilidade em Perfect Touch. Esta nova base vem com um pincel que facilita a aplicação causando um efeito muito natural. Sua fórmula é enriquecida pela ação AmpliLight que captura e propaga a luz causando um efeito óptico, reduzindo as imperfeições da pele".

 

Skin Evolution Foundation

Base suavizante, perfeita, de desempenho múltiplo.

"Skin Evolution Foundation" é uma base destinada a desencadear a "evolução" do conceito de tez perfeita. Fluída, "invisível", da textura de desempenho múltiplo. Confortável, não comedogénica, capaz de homogeneização com a pele, tornando-a lisa, suave e uniforme. Sem brilho, esta irá durar horas sem qualquer sensação de constrição".

A maquilhagem que utilizo nesta peça é muito simples. Uma sombra em tons de laranja, eyeliner e máscara para cílios. A minha personagem é uma mulher sensível e etérea e não convém que a maquilhagem seja muito carregada porque tira-lhe a energia.

 

Eyeshadow

Sombra de alta pigmentação. Fixação testada até 12 horas.

"A sua textura aveludada e ultra misturável liberta uma cor particularmente intensa, de cobertura imediata, para uma maquilhagem com grande impacto e de longa duração. Com uma gama de 81 tonalidades, divididas em múltiplos acabamentos diferentes - de mate a acetinado, de nacarado a brilhante - a Eyeshadow permite-lhe criar uma infinidade de efeitos cromáticos e novos visuais, perfeitos tanto para o dia como para a noite".

Precision Eyeliner

Eyeliner líquido com aplicador de feltro.

"Eyeliner líquido com aplicador de feltro. Duradouro. Não transferível. Disponível em preto".

 

Ultra Tech WP Mascara

Rímel para pestanas volumosas com pincel de elastómero flexível e fórmula impermeável.

"As suas cerdas curtas, distribuídas com precisão, proporcionam pestanas mais espessas e preenchidas. As suas cerdas mais longas, com "efeito pente" tornam as suas pestanas mais compridas, separadas e definidas. A textura, criada especificamente para este aplicador, otimiza o seu desempenho, garantindo uma fixação perfeita e um brilho extremo. A fórmula impermeável resiste à água sem uma única mancha. Disponível em preto".

E para finalizar, um pouco de blush nas maçãs do rosto e bâton em tons de laranja.

 

Blush

Blush em pó.

"Blush em pó, radiante e fortemente pigmentado. Disponível em 12 tonalidades. As tonalidades 106, 107, 108, 109, 110, 111 e 112 são novas para 2012".

Smart Lipstick

Bâton hidratante e luminoso.

"Bâton hidratante e luminoso disponível nas versões classic, mat, shiny, creamy e light. Leve e confortável nos lábios, confere um acabamento ajustável. Disponível em 30 tonalidades".

 

 

Em cena, os actores estão expostos a inúmeros movimentos, mudanças de cena e elevadas temperaturas das luzes, por isso recomendo um fixador de maquilhagem.

Make Up Fixer

Spray fixador de maquilhagem.

"A sua fórmula, com álcool cosmético que evapora instantaneamente, permite uma fixação extrema da maquilhagem sem a alterar. Imperceptível e não pegajoso, o Make Up Fixer é suave no rosto graças à fórmula especial com extrato de camomila. O’ elegante formato de 75 ml é perfeito tanto para transportar na sua mala para um retoque de última hora como para conservar junto do seu espelho de maquilhagem como toque final para uma maquilhagem impecável. Hipoalergénico = fórmula criada para minimizar o risco de reações alérgicas".

Para finalizar, é extremamente importante limpar os pincéis com água morna e sabão e deixá-los secar à temperatura ambiente e retirar toda a maquilhagem da cara, deixando-a hidratada. A Kiko Make-Up disponibiliza uma vasta gama de desmaquilhantes e cremes hidratantes consoante o tipo de pele. A ver aqui.

 

 

 

 

A produção optou pelo uso de maquilhagem Kiko Make-Up porque é uma das melhores marcas qualidade-preço. Como são os próprios actores a maquilharem-se, com a incrível colaboração da produtora Erica Rodrigues, não importa utilizar maquilhagens de uma marca mais conceituada se depois não a sabem usar. Relembro que a Kiko Make-Up ainda se encontra com descontos em vários produtos e já estão disponíveis artigos da nova coleção.

 

 

 

Beijinhos, La Bohemie.

3 comentários

comentar post