Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Bohemie

Receita #6 - Biscoitos de Manteiga.

 

As pacientes da minha mãe oferecem-lhe sempre inúmeras iguarias nas consultas. Frascos de mel caseiro, compotas, pão de lenha, bolos, tortas, qualquer coisa simbólica que sempre foi muito bem-vinda lá por casa. Desconfio até que exista uma certa competição entre elas. Em alturas de festa então é a loucura, a campainha toca de cinco em cinco minutos e cada vez menos se fazem doces ou bolos na Páscoa e no Natal. Nunca fui muito dada a sobremesas, mas havia uma senhora que todas as semanas oferecia uma caixa de biscoitos de manteiga e esses sim conquistaram-me para todo o sempre. Mesmo depois de ter vindo viver sozinha, sempre que lá ia passar o fim-de-semana havia uma caixa de biscoitos à minha espera. Não duravam muito tempo, verdade seja dita, mas eram uma perdição. Em Dezembro do ano passado tive um jantar em casa de uns amigos e lembrei-me de experimentar fazer biscoitos de manteiga e canela e como a experiência até correu bem, no Natal fiz imensos saquinhos de biscoitos para a família toda e foi um verdadeiro sucesso.




Ingredientes:


- 150g de manteiga.

- 200g de açúcar.

- Um ovo.

- Uma gema de ovo.

- Uma colher de chá de essência de baunilha (eu não utilizei na primeira vez e ficaram óptimos na mesma)

- Uma colher de chá de fermento em pó.

- 300g de farinha de trigo.

- Cinco colheres de sopa de leite.


Preparação:


- Bater a manteiga juntamente com o açúcar, de modo a obter um creme bem fofo.

- Juntar o ovo, a gema e a baunilha e bater tudo de novo.

- Peneirar a farinha com o fermento e adicionar ao preparado anterior.

- Amassar e juntar o leite, obtendo a massa.

- Estender a massa com um rolo sobre uma superfície com um pouco de farinha até obter a grossura pretendida. Cortar a massa com as formas e disponibilizá-las separadamente no tabuleiro do forno untado ou protegido com papel vegetal.

- Levar ao forno durante 10 minutos ou o tempo necessário até a massa estar firme, mas não muito cozida.

- Deixar arrefecer para que a massa endureça e depois pode guardar os biscoitos em sacos de plástico ou frascos de vidro.

 

Dica: Para quem não tiver forminhas, pode simplesmente utilizar uma colher de sopa e formar montinhos de massa e disponibilizá-los da mesma forma no tabuleiro. 

 

Beijinhos, La Bohemie.