Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Bohemie

Receita #4 - Salame de Chocolate.

 

Quantas vezes compramos salame de chocolate no supermercado quando o podemos fazer maior e melhor em casa? Há uns tempos resolvi vasculhar os álbuns de fotografia quando me deparei comigo mesma de bata azul, com três ou quatro anos, no meio de dezenas de crianças a fazer salame de chocolate. Não me recordo dessa aula de culinária no colégio, mas se aprendi a fazer salame de chocolate com três anos, também saberei fazê-lo com 23. E assim foi, procurei a receita e é, de facto, muito simples. E óptimo ter um salame no frigorífico e comer uma fatia quando nos dá aquela neura de meia noite.

 

Ingredientes:

 

- 100g de manteiga.

- 100g de açúcar.

- 100g de chocolate em pó.

- Um ovo.

- 200g de bolacha Maria.

 

Preparação:

 

- Passar as bolachas pela máquina de picar. (Mais uma vez, como também não tenho máquina de picar, usei a varinha mágica da sopa para esmagar as bolachas)

 - Misturar a manteiga derretida com o açúcar, juntar o ovo e bater muito bem.

- Adicionar o chocolate em pó, voltar a mexer bem e, por fim, as bolachas moídas.

- Com a ajuda do papel de prata regado com um pouco de vinho do Porto, formar um rolo com a mistura e conservar no frigorífico até solidificar.

 

Dica: Eu costumo utilizar bolachas torradas, em vez de bolachas Maria. Ao picar as bolachas, deixar uns pedaços maiores, mas que fique mais crocante.

 

 

No Natal passado, como a família era maior, utilizei o dobro dos ingredientes e fiz um salame de chocolate ainda maior.

 

Beijinhos, La Bohemie.