Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Bohemie

Receita #3 - Bolo de Iogurte.

 

Desculpem-me os gulosos mas não gosto de doces nem bolos, nem sequer tenho batedeira na cozinha, por isso nunca me atrevi a mergulhar no mundo doceiro. Em casa da minha Mãe sempre foi comum fazer-se um bolo de laranja ou de cenoura ao Domingo à tarde, mas eu preferia ficar estendida no sofá do que medir gramas de farinha e separar gemas de claras. Só o barulho das varas a magicar verdadeiras construções de massa fazia-me comichão à alma. Por isso fiz o meu primeiro bolo com 23 anos. Não me batam com o rolo da massa, porque o resultado até não foi mau de todo. Claro que sem balança e batedeira não podia inventar muito, por isso optei pelo bolo mais básico, o de iogurte.

 

 

Ingredientes:

 

- Um iogurte natural.

- Três copos de iogurte de farinha peneirada + farinha para a forma.

- Farinha para a forma.

- Uma colher de chá de fermento.

- Dois copos de iogurte de açúcar.

- Um copo de iogurte de manteiga derretida + manteiga para a forma.

- Três ovos.

- Sal.

 

Preparação:

 

- Pré- aquecer o forno a 180º.

- Deitar o iogurte natural numa tigela.

- Lavar e secar o copo do iogurte que servirá de medida para os restantes ingredientes.

- Numa outra tigela, misturar a farinha com o fermento.

- Adicionar o açúcar ao iogurte, mexer bem e juntar a farinha. Incorporar por fim a manteiga derretida.

- Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo bem firme com o sal a gosto. (Claro que eu, sem batedeira, usei a varinha mágica da sopa e o resultado foi mais ou menos o mesmo)

- Adicionar as gemas ao preparado de iogurte, uma a uma, depois as claras em castelo, levantando a massa com a espátula.

- Barrar uma forma de 24 cm de diâmetro e polvilhar com farinha. Encher com a massa e levar ao forno cerca de meia hora, verificando sempre a cozedura da massa com um palito.

 

Dica: Pode substituir o iogurte natural por um iogurte com sabor. Depois de retirar o bolo do forno, experimente raspar uma casca de laranja ou de limão para adicionar um pouco de gosto ao bolo.

 

Beijinhos, La Bohemie.